quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quer participar do MultARTE?

por Nichat Justke

Não importa onde esteja, você pode ser um colaborador da MultARTE. Estamos em busca dos amantes da arte, jornalistas, fotógrafos e muitos outros profissionais e/ou universitários talentosos que queiram partilhar seu conhecimento! Escolha as seções do site que mais lhe atraem e entre em contato conosco!

MultARTE Cultura Brasileira

1) Apresentação: origem, objetivos e linha editorial

O portal MultARTE Cultura Brasileira tem origem no projeto homônimo idealizado e defendido por Nichat Justke, diretor comercial da MultWEB Internet Solutions. Partiu da procura por parte de artistas plásticos interessados em divulgar seus trabalhos na Internet. Foi lançado à zero hora do dia primeiro de janeiro de 2000. Independente, apartidário e isento de vínculos governamentais ou comerciais, o portal permite a liberdade de informação em favor da arte, da cultura e da sociedade brasileira.

Com sede física na Capital Federal, usou-se muito o slogan "a arte e a cultura brasileira a partir de Brasília". A cidade é um epicentro para onde convergem todos os interesses nacionais e de onde partem diretrizes. A arte e a cultura não estão alheias a esta realidade. Abdicamos do slogan à medida que artistas e colaboradores de outras partes do Brasil se somaram ao projeto.

Eclético e democrático, MultARTE não é um centro de influência, decisão e normas. Quer sim buscar as fontes, o genuíno, o autêntico da arte e da cultura brasileira que não está apenas nas mãos dos artistas famosos, nas universidades, nos grandes centros urbanos, mas encontra-se também nas periferias e nos lugares mais recônditos.

O interior brasileiro é farto de sabedoria. Temos por obrigação saber disso e tratar de forma íntegra as questões mais particulares. Pesquisamos, documentamos, avaliamos e divulgamos a arte e a cultura brasileira dentro de princípios includentes.

Apresentamos conteúdos com qualidade, estilo, personalidade, grau de interesse, essência, literariedade, criatividade, descontração, veracidade e beleza pois nos dirigimos a um público crítico e inteligente. São formadores de opinião: artistas, comunicadores, professores, estudantes, ambientalistas. Os chamados multiplicadores.

De cada redator/colaborador do MultARTE se quer perspicácia na escolha e no modo de conduzir os assuntos. Dos fotógrafos e WEB Designers também. Que ao realizar as tarefas estejamos imbuídos do assunto em questão para evitar contra-senso e criar belas surpresas.

Traduzir as matérias para o inglês significa que pretendemos ser vistos e lidos em todo o mundo. Daí porque damos aos nossos conteúdos um tratamento universal sem, é claro, abdicar de nossa personalidade, nossas características, nossa formação cultural. Queremos traduzir ao mundo, de modo compreensível, quem somos e nos fazer respeitar.

Os conteúdos não são pautados no factual, isto é, MultARTE não é uma agenda cultural. Nossa intenção não é mobilizar público para o show de sábado à noite. Estamos sim elaborando um grande documento que expresse, da forma mais verdadeira, a arte e a cultura brasileira. A filosofia, a antropologia, a ciência, a matemática, a mitologia, a religião, a política, a economia, a sociologia, a geografia e a história são indissociáveis na formação cultural e na elaboração de nossas matérias. Daí sua importância.

Apesar da árdua luta pela sobrevivência MultARTE não busca resultados imediatos. Evitamos apelos modistas, consumistas, atrativos superficiais e de fácil digestão. Procuramos desassociar a arte e a cultura da pornografia e pedofilia. Queremos promover intercâmbio e turismo efetivamente culturais. Não somos moralistas nem tampouco vulgares.

Organicamente o Portal MultARTE está agregado à MultWEB Internet Solutions que, até o presente momento, é sua única mantenedora. Organizar nossa ação a fim de evitar ao máximo desperdício de materiais, tempo e espaço é um comportamento lógico e necessário.

Está registrado o Fundo MultARTE Cultura Brasileira que, gradativamente, passará a responder administrativa, financeira e juridicamente pelo Portal. Aprovado no Ministério da Cultura, lei 8.313, o projeto está apto para receber patrocínios subsidiados além de contar com o reconhecimento oficial.

Com um passado recente, MultARTE tem pela frente todo um futuro.

2) MultARTE Cultura Brasileira: normas para publicação

2.1) QUANTO AO TEXTO
  1. Os temas devem seguir a linha editorial do portal.
  2. Os artigos devem ser inéditos.
  3. Excepcionalmente, serão publicados artigos editados anteriormente por periódicos que tenham circulação pela internet no Brasil e no Exterior.
2.2) QUANTO À AUTORIA
  1. Ao final do texto enviado o autor deve fornecer, de forma sucinta: nome, dados relativos à sua escolaridade/titulação, instituição e/ou área em que atua e, caso tenha, as últimas duas ou três obras artísticas/publicações de sua produção ou obras artísticas/publicações consideradas mais relevantes, bem como indicar um email para contato com leitores. Caso o/a articulista disponha de currículo na Plataforma Lattes e/ou de galeria virtual onde estejam disponibilizadas obras suas online - por exemplo: produção musical, vídeos, portfólio artístico e similares - pode também incluir link(s) para o(s) mesmo(s).
  2. No terreno dos direitos autorais, encontra-se em fase de discussão a implementação do sistema Creative Commons a este portal, e convidamos os leitores/colaboradores a participar desta discussão, com comentários, sugestões e idéias.
  3. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais ao portal MultARTE Cultura Brasileira, que não se obriga a devolver os originais enviados.
  4. O portal não se responsabiliza pelos conceitos, idéias e opiniões emitidos nos textos.
  5. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo nos textos só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
2.3) QUANTO AO FORMATO
  1. Os textos devem ser redigidos em português cabendo à Comissão Editorial decidir sobre eventual tradução.
  2. É indispensável a indicação da referência bibliográfica completa da obra resenhada ou comentada.
  3. As notas de rodapé, caso existam, devem ser exclusivamente explicativas, e deverão ser indicadas por algarismos arábicos no corpo do texto e no final de cada página correspondente.
  4. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no fim da página (usar comando automático INSERIR / NOTAS do Word).
  5. Os textos devem ser digitados em programa de edição de texto em formato word padrão para PC.
  6. Os quadros, gráficos, imagens etc. devem ser apresentados em folhas separadas do texto (indicando os locais em que devem ser inseridos), devendo ser numerados e titulados corretamente e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem.
  7. Orientação para a formatação dos textos:
  • Fonte: Verdana, tamanho 11, entrelinhas simples;
  • Título principal: negrito e MAIÚSCULAS;
  • Subtítulos das seções: negrito, MAIÚSCULAS e minúsculas;
  • Utilizar apenas itálico para ênfase ou destaque no interior do texto;
  • Assinalar os parágrafos com duplo ENTER;
  • Separar títulos de seções, nome do autor etc. do texto principal com duplo ENTER;
  • Transcrições: Verdana, tamanho 10. Devem ser separadas do texto principal com duplo ENTER e introduzidas com dois toques de tabulação.
2.3) QUANTO À PUBLICAÇÃO
  1. A publicação está condicionada à aceitação de, pelo menos, três membros do Conselho Editorial.
  2. A seleção toma como critérios o cumprimento dos itens já citados nos demais tópicos.



Licença Creative Commons
Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Nenhum comentário: